HUMANA   Desenvolvimento humano
para a excelência
empresarial
 
Home  |  Mapa do Site  |  Fale Conosco
 
  A Humana Equipe Consultoria Treinamento Clientes Parceiros  
 

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E ANÁLISE DE PERFIL POR COMPETÊNCIAS.

Avaliação de potencial para progressão e redirecionamento de carreira.

O planejamento de carreira nas empresas vem sofrendo significativa alteração nos últimos tempos. A visão tradicional, vinculada à ascensão hierárquica a cargos relacionados entre si, que evidencia um caminho natural de progressão, está cada vez mais distante das necessidades das Empresas e das expectativas dos colaboradores. Neste modelo, as empresas traziam unicamente para si a responsabilidade de direcionar a carreira de seus empregados, ao mesmo tempo em que ofereciam a segurança da estabilidade. Era uma espécie de troca: a empresa oferecia garantia de emprego e ascensão na carreira ao longo do tempo e o empregado, em contrapartida, oferecia fidelidade.

Hoje a realidade é outra. Processos de reengenharia, enxugamento de níveis hierárquicos, introdução da multifuncionalidade, aplicação de novas tecnologias, tudo isso aliado a crises econômicas e aumento da competitividade no mercado gerou diminuição significativa de postos de trabalho e a conseqüente extinção de milhares de empregos. Com isso, o acordo tácito Estabilidade X Fidelidade vem caindo por terra. As empresas estão percebendo que mais importante que a fidelidade é a capacidade de seus empregados de gerar resultados. Estes, por sua vez, estão entendendo que a real garantia de um bom emprego está na sua capacitação para trabalharem bem em qualquer organização.

Surge, portanto, um novo conceito - o de EMPREGABILIDADE - entendido como o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que habilitam os profissionais a atender às necessidades de um mercado em ritmo acelerado de transformação. Assim, ter um bom nível de empregabilidade significa possuir um determinado conjunto de competências técnicas e interpessoais necessárias, requeridas e aplicáveis em qualquer organização.

Na nova empresa, cuja estrutura vertical cedeu lugar a estruturas mais horizontalizadas e flexíveis, a carreira ganha um novo sentido. Gerir carreiras agora é desenvolver empregabilidade, em todos os níveis da organização. Quanto mais colaboradores de alta empregabilidade uma empresa desenvolve, mais condições de competitividade no mercado ela adquire.

Sob a orientação destes novos paradigmas, a avaliação de potencial dos colaboradores torna-se uma ferramenta de grande relevância. Serve não só para a empresa identificar e aproveitar adequadamente os talentos internos, como também para descobrir as necessidades de desenvolvimento das pessoas, em busca permanente de seu aperfeiçoamento e melhor qualificação.

É com essa filosofia que a Humana desenvolve sua metodologia de avaliação de potencial, através dos seguintes passos:


>> Mapeamento das Competências Essenciais, junto à direção/área de RH da      Empresa;
>> Aplicação de pesquisa de interesses e habilidades profissionais;
>> Aplicação de instrumentos de análise de perfil (testes de nível intelectual,      questionário de habilidades gerenciais, MBTI® - Indicador do Tipo Psicológico,      dentre outros);
>> Entrevista Psicológica com os profissionais;
>> Consolidação de dados com os líderes imediatos dos profissionais;
>> Elaboração dos relatórios individuais de análise de potencial, sintetizando:
     - os interesses profissionais;
     - o histórico profissional;
     - nível intelectual e grau em que apresenta as competências essenciais        definidas;
     - o parecer sobre o perfil / potencial gerencial;
     - as habilidades desenvolvidas e a desenvolver;
     - as tendências futuras de carreira.
>> Reuniões devolutivas do MBTI®;
>> Diálogo de feedback entre líderes e liderados.

subir  
Recrutamento e Seleção
Seleção de Trainees
Avaliação de Potencial
Coaching de Carreira
 
Busca
Notícias  |  Artigos  |  Fotos&Eventos  |  Links