HUMANA   Desenvolvimento humano
para a excelência
empresarial
 
Home  |  Mapa do Site  |  Fale Conosco
 
  A Humana Equipe Consultoria Treinamento Clientes Parceiros  
  FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PESSOAS.

Programa de Desenvolvimento Individual.

 
O Programa de Desenvolvimento Individual - PDI é um instrumento que tem como principal objetivo orientar e impulsionar o desenvolvimento dos profissionais da Empresa.

Com base numa visão integrada da pessoa, tem como filosofia o estímulo ao desenvolvimento autogerenciado, através do qual cada participante assume a liderança do seu processo de evolução, contando com o envolvimento da empresa, através da ação do seu líder imediato, e com o apoio de um facilitador externo disponibilizado pela Consultoria.

O PDI de cada profissional é elaborado enfocando suas principais necessidades de desenvolvimento, dentre as competências necessárias ao exercício de sua função na empresa, quer seja no campo dos comportamentos, conhecimentos ou habilidades. Essas demandas geralmente são identificadas através dos processos de avaliação praticados pela empresa, tais como Avaliação de Potencial, Avaliação de Desempenho por Competências ou processo de Feedback 360º, que geram consciência acerca dos gaps existentes e necessidade de ações específicas para sua superação. Podem também decorrer da necessidade de preparação do profissional para assumir novos papéis, responsabilidades ou desafios dentro da organização.

A partir daí, o PDI - Programa de Desenvolvimento Individual é elaborado, de forma a explicitar as metas de evolução a serem atingidas pelo participante, bem como indicar estratégias para o alcance de cada uma delas. Estas estratégias poderão envolver desde ações para treinamento em serviço, leituras selecionadas, vídeos, até atividades externas, tais como visitas técnicas, benchmarking, cursos, seminários, etc. Para cada estratégia indicada, será negociado posteriormente um prazo para cumprimento.

ETAPAS DO PROCESSO
     1. Divulgação do instrumento, sua filosofia, conceitos e          metodologia.
     2. Identificação das oportunidades de desenvolvimento.
     3. Diálogo de feedback entre líder e liderado acerca da          avaliação para consenso sobre as metas a serem          perseguidas com o Programa.
     4. Elaboração do Programa de Desenvolvimento Individual -          PDI.
     5. Apresentação do Programa, aceite e implantação.
     6. Acompanhamento.
 
Pesquisa de Clima
Avaliação de Desempenho
Avaliação e Feedback 360º
MBTI® - Indicador de Tipos
Autodesenvolvimento - PDI
 
Busca
Notícias  |  Artigos  |  Fotos&Eventos  |  Links